sexta-feira, 15 de março de 2013

Estudo: Mulher pode cortar o cabelo?

Parte 2


No post anterior, estudamos a história de corinto, se você não leu click aqui para compreender melhor. É muito importante que todos entendam que em Corinto existia muitos templos de deuses pagãos da literatura grega, uma dessas deusas se chamava Afrodite e instruía a prostituição das mulheres, elas eram consideradas prostitutas sagradas, que se serviam dentro do próprio templo.


Essa "deusa" era considerada a deusa do amor, sexualidade e beleza.
Tinha seus cabelos compridos, porém o que diferenciavam as mulheres que cultuavam a essa deusa, das que serviam o Senhor, era o véu e cabelos presos e bem penteados, como vimos no estudo anterior.

Vamos agora estudar sobre o corte de cabelo que a bíblia se refere.

O texto que fala sobre o tamanho do cabelo da mulher está em I aos Coríntios 11, que diz “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada".

Vejamos que o verso 5 se refere, a orar e profetizar com cabeça descoberta, no caso seria sem o véu que na época diferenciava mulheres honrosas das desonrosas.

Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.( verso 6)

Muitas pessoas têm dificuldade em entender que existe uma diferença entre "cortar" e "tosquiar" na língua portuguesa e também em qualquer idioma. Consultei três dicionários e eles mostram que tosquiar .

tosquiar: Aparar rente (a lã das ovelhas); cortar rente (o cabelo das pessoas).
tosquiar: Cortar rente a lã ou o pêlo de.
Tosquiar: Rapar, cortar rente.

 A palavra no grego é "keirō", também usada para barbear-se, isto é, rapar-se com uma navalha.

A palavra tosquiar-se quer dizer cortar rente ou rapar, então eu acredito que tosquiar é referente a um cabelo curto cortado rente a raiz, diferente do raspado com navalha. Seria mais ou menos isso:













Tosquiado                                                                            Raspado

"O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus".

Do verso 7 ao 12, Paulo nos explica que o homem não deve cobrir a cabeça em honra a Deus, e ensina que a mulher é a glória do homem, não podendo ficar descoberta em honra ao homem, porém tem o sinal em sua cabeça por ser superior aos anjos, acredito que ele fala sobre o cabelo em lugar do véu.

13. Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
14. Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?

Nos versos 13 ao 14, Paulo exorta a observância da mulher em cobrir sua cabeça, confirma que homem não deve ter cabelo crescido, e depois revela que o cabelo lhe é dado em lugar do véu,

Repare também que Deus nos revela que a natureza nos ensina ( verso 14). Em nossa natureza compreendemos que a cabeça é um membro do nosso corpo (Na cabeça temos a face, formada por olhos, cílios, sobrancelha, nariz, boca , queixo e orelhas; e também o nosso cabelo), e repare que o apóstolo nunca diz que a mulher deve cobrir algo além da cabeça, convenhamos que se pensarmos que a mulher deve cobrir a cabeça, sendo a cobertura o cabelo, a cabeça é um membro que acaba quando o pescoço começa e abaixo vem o tronco, podemos avaliar que o cabelo da mulher deve ter o comprimento minimo na altura do pescoço que é onde a cabeça termina, assim ela cobre todos os componentes da cabeça. Vejamos que aqui tem sabedoria pois o homem não deve cobrir sua cabeça, mas o cabelo faz parte do membro, porém se o homem faz o corte, o cabelo não tem a oportunidade de crescer e avançar cobrindo as outras partes de sua cabeça (olhos, orelhas, boca, nariz e queixo)

15. Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.

Já vimos que tosquiar não é o mesmo que cortar certa quantidade de cabelo, mas sim cortar rente a raiz do cabelo, então posso afirmar que o versículo acima quer dizer que a mulher não deve ter o cabelo raspado, e como vimos também acima Paulo somente cita a cabeça coberta o que nos leva a entender que o cabelo da mulher deve ter o cumprimento minimo a altura do pescoço que é onde garante a cobertura de sua cabeça. Também vemos que a palavra diz que o cabelo deve ser crescido e não o quanto deve ter de comprimento.

Concordamos estritamente com a tradução Nova Versão Internacional quando cita assim tal versículo: própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? A base de nossa concordância com tal tradução não é tendenciosa, mas simplesmente pelo fato de ser uma tradução mais fiel aos originais, e que livra de erros de interpretação tais como o citado neste artigo.

Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus". (verso 15)

No versículo acima ele ainda confirma que a igreja não possui tal "costume", referindo-se a tradição e não a lei. Click e veja significado de costume.

Veja que Paulo fala de honra e não de salvação. Releia o que Paulo escreveu e você vai ver que ele diz apenas que “lhe é honroso ter o cabelo crescido”. Crescido até quanto? Ele não determina o tamanho e nem diz que a mulher cristã nunca mais pode cortar o cabelo.

Muitos ensinadores de “doutrinas” dizem que a mulher não pode orar sem véu, porque a sua oração não será aceita. No próprio verso 15, Paulo diz que “o cabelo da mulher lhe foi dado em lugar do véu”. Ora, se lhe foi dado em lugar do véu, significa que o seu cabelo substitui o véu. Ou seja: o seu cabelo é um véu natural. O Evangelho nos conta que uma pecadora chorou aos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Ela usava véu ou não? Claro que não, pois ela enxugou os pés de Senhor com os seus cabelos porque não tinha outra coisa para usar. A oração dela foi aceita? Ela foi salva? Sim, foi! Jesus disse a ela: “Os teus pecados te são perdoados. A tua fé te salvou; vai-te em paz” (Leia Lucas 7:36-50).Nenhuma mulher depende do seu cabelo ou de véu para ser salva e, sim, da sua fé.

Conclusão

Paulo começa seu discurso com a importância de a mulher usar o véu, em relação a este assunto eu concluo que Deus nos revela que o cabelo é  o véu natural da mulher, e Jesus nos confirma que a nossa salvação não depende do véu.
Depois ele nos remete ao fato de a mulher não usar o véu, para ela tosquiar ou raspar a cabeça. Este versículo é o mais difícil pois, vemos que o versículo 15 nos mostra que o véu é substituído pelo cabelo. Imagino o apostolo, instituindo uma igreja onde a deusa pagã que vemos no começo deste post, era o exemplo de mulher para os habitantes de corinto, Paulo tinha um grande desafio, mostrar a mulher cristã de uma forma que Deus aprovasse sua honra para com Ele, destruindo o título de Afrodite e glorificando a mulher pura guiada pela palavra de Deus.
Sendo assim também podemos afirmar que Paulo em nenhum momento afirma o comprimento do cabelo, e sim diz que a mulher deve ter o cabelo crescido. Também não devemos acreditar que cortar o cabelo nos tira a salvação.
Eu espero ter conseguido passar o que eu estudei e me inspirei em Jesus para dizer aqui, no próximo post eu vou explicar o voto de  nazireu que também é um fator que contribui para confusões.