sexta-feira, 22 de março de 2013

Estudo: Mulher pode cortar o cabelo?

Estudo 3 

 

Entenda o que é nazireado 



Leia primeiramente Estudo 1, e depois Estudo 2.

O Antigo Testamento, que era a Bíblia de Paulo, permite ao homem e à mulher fazerem votos de nazireu (Números 6).

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR,
Números 6:1-2

Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça.
Números 6:5

Então o nazireu à porta da tenda da congregação rapará a cabeça do seu nazireado, e tomará o cabelo da cabeça do seu nazireado, e o porá sobre o fogo que está debaixo do sacrifício pacífico.
Números 6:18

Em primeiro lugar, notemos que o mandamento acima foi dado diretamente por Deus: Falou o Senhor a Moisés. Seja o que for que o texto apresente, agradável ou não para nós, em concórdia ou não com a nossa teologia, é a Palavra de Deus, viva, eficaz e acima de tudo INERRANTE. Portanto:

a) O próprio Deus instituiu o voto de nazireu;

b) O voto se estendia tanto a homens como a mulheres;

c) Uma das exigências era o não passar navalha sobre a cabeça. E somente após acabar os dias do voto poderia passar a navalha sobre a cabeça.

Neste voto, homens e mulheres decidem o período que querem ficar sem cortar o cabelo e, final do período, rapam completamente a cabeça. Paulo, em duas ocasiões, rapou a cabeça por causa de um voto (Atos 18:18 e 21:24). Como este voto também era permitido à mulher, começaram a aparecer, na Igreja de Corinto, irmãs com as cabeças raspadas. Foi aí que Paulo disse ser indecente para a mulher tosquiar-se ou rapar-se, devendo cobrir-se com o véu.
Também observe que Deus autoriza as mulheres rasparem a cabeça, para terminar um voto, e como Paulo depois fica apreensivo com a situação, a questão deste entrelaçamento entre as escrituras somente se dá por     
um voto estabelecido por Deus, e Paulo lutando para as mulheres de Deus não se assemelharem com as mulheres que serviam a Afrodite, transmitindo o uso do véu para as mulheres de Deus consideradas intocadas serem protegidas pela lei com a diferença do seu vestuário.

Como a mulher deve ser então?


Eu acredito que toda mulher deve se apresentar com honra a Deus e a seu marido (quando casada).
Uma mulher que se veste com honra, se sente melhor, mais agradável. Posso te dizer que existem dois tipos de roupas as comportadas e as ousadas. Quando vestir uma roupa e se sentir mais ou menos então está errado, pois uma mulher honrosa se veste somente de maneira que a vejam comportada, e isso não significa em questão de usar calça ou saia, uma camiseta ou uma blusinha, nós devemos olhar com os olhos do Senhor e filtrar o que é decente do que é indecente.

Quanto ao cabelo, Deus não dá o tamanho certo que você tem que deixá-lo porém, acredito que a mulher não deve cortar seu cabelo antes da altura de seu pescoço, garantindo que sua cabeça está coberta.

Exemplos de roupas:
Compare as vestimentas e veja como é fácil filtrar o que é decente do indecente.