segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Estudo sobre o carnaval


Carnaval, a festa da carne


A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres. Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.


O carnaval significa prazeres da carne, para os cristãos é pecado praticar tudo que se relaciona a esta festa que se pratica todos os anos. Não devemos nos deixar levar pela beleza dos desfiles, as musicas contagiantes.
Assim como o carnaval tem mascaras e fantasias, satanás enfeita nossos olhos com todo esse encanto dos prazeres da carne, mascarando os erros e fantasiando o pecado.


"Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,

Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo".
Marcos 13:35-36

Jesus nos exorta a vigiar, em qualquer dia, hora e momento. A palavra é clara e não nos deixa duvida em relação ao pecado, devemos nos afastar dele, não deixar nossa alma se corromper com a astúcia de satanás.
Já parou para pensar se Jesus voltar no dia do carnaval, e você estiver pulando e sambando em meio as orgias desta festa?

"Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras".
1 Timóteo 2:9-10

O que mais vemos nos desfiles são mulheres exibindo seus corpos quase nus, servas de Deus não devem participar ou deixar sua família se vincular a este evento.

Os homens por sua vez se perdem em meio ao pecado, as facilidades que encontram, são muitas mulheres e o desejo fala mais alto.

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar".
1 Coríntios 10:13

Sede prudentes, se afaste daquilo que te leva a tentação, o carnaval foi feito para que pessoas pudessem se libertar e fazer tudo o que não podiam anteriormente, engraçado que depois entram em quaresma um período relacionado com a ida de Jesus ao deserto onde ele se privou de todos os prazeres, logo após o término dos quarenta dias vem a páscoa, os três dias em que Cristo morreu e depois ressuscitou.

Carnaval três dias de prazer da carne, onde pessoas se dispõem a viver o que aos olhos do Senhor não é correto.

Páscoa três dias em que Cristo fez o maior sacrifício que um homem poderia fazer: entrega; onde pessoas se dispõem a viver que é agradável e indispensável para os olhos do Senhor.

Vamos nos lembrar da vitória que o Senhor contemplou no carnaval de 2007:

O fogo que atingiu o carro abre-alas da Unidos da Tijuca logo no início da apresentação no desfile das campeãs do carnaval.

A escola entrou com o carro alegórica com a imagem de um demônio, de cabeça erguida, sorrindo e acenando.



De repente o carro começa pegar fogo, e a mão que acenava para todos agora pega fogo.


E o demônio acaba do jeito que Deus o colocou, derrotado.



Sua mão que acenava agora esta caída, e seu rosto que era altivo agora está olhando para o chão.

Deus tem uma vida maravilhosa para te oferecer, é só crer, nós erramos, fazemos escolhas erradas.
Porém Cristo te perdoa e te salva, se renda a Ele pois com Deus não tem mascaras e fantasias, só tem promessas e muitas bençãos.

A paz do  Senhor