terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O Deserto

O deserto na vida cristã



"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo". 
Mateus 4:1


Queria começar com a ilustre palavra inspirada na trajetória de Jesus, todos sabemos que Cristo veio ao mundo porque Deus tinha um projeto, dar salvação aos que necessitam e querem tê-la.
Mas a passagem Dele não foi passar em um tapete vermelho coberto de pétalas de rosas, o Pai precisava provar que carne e ossos dirigidos pelo Espirito poderiam obedecer a sua palavra, não para seres humanos mas sim para satanás. E o Filho humildemente se compadeceu por nós, e mas do que isso Ele sabe cada prova que você passa por que as dele foram incomparáveis, nenhum homem faria o que Ele fez por nós.

Nem Cristo foi poupado do deserto, por que satanás nos pouparia? O deserto é um tempo separado em sua vida para você ser testado, qual a sua provação?
Não sabemos ao certo quantas vezes seremos levados ao deserto na nossa jornada, porém sabemos que se estivermos embaixo das asas do Altíssimo nenhum mal nos sucedera.



"Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos". 
Mateus 10:29-31

Deus permite que sejamos levados ao deserto, até porque quando ganhamos as coisas com mais dificuldade teremos mais valor no que conquistamos, porém o Pai não quer que passemos pelo deserto, nossa conduta nos leva, ou até mesmo satanás conduz a situação como fez com Jó. O por que do deserto talvez no fim dele descobriremos ou não o seu motivo, mas temos a certeza que ficaremos próximos de Cristo e também vamos adquirir experiências de como satanás age.



"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado". 
Lucas 14:11


Vários homens de fé passaram pelo deserto 


"Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera". 
Gênesis 22:3


Abraão passou por três dias a maior prova que um homem passaria até Jesus, entregar o filho da promessa em sacrifício ao Deus vivo, por enfrentar esta provação Abrão obteve de Deus o direito de ser o pai de todas as nações.


"Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar". 
Gênesis 28:10-11

Jacó filho de Isaque após ter roubado a primogenitura de seu irmão também foi levado ao deserto, onde orou varias vezes ao Senhor pela sua vida pois não saberia se chegaria a casa de seu tio.

Deus o abençoou trocando seu nome para Israel e seus doze filhos levaram seus nomes as tribos de seu povo.

"Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito". 

Gênesis 37:28

José filho de Jacó foi vendido por seus irmãos, sua provação foi muito grande porém Deus o livrou e o consagrou dando poder, depois do faraó quem comandava era ele.


"Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito. 
Êxodo 13:18
Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber". 
Êxodo 17:1


E a passagem mais conhecida é a de Moises, que foram muitas provas porém o Senhor os abençoou dando uma nação para seu povo.

Como passar pelo deserto



E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
*Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
**E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
***E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. 
Mateus 4:2-11


Vamos seguir o exemplo de Cristo que tudo nos ensina e nos renova a cada dia.
Jesus se preparou jejuando, aí veio a tentação então jesus citou *, a palavra de Deus é uma espada afiada, procure versículos que condizem com a sua situação e quando a provação vir abra a boca e diga a palavra de Deus para satanás.
Cristo nos explica a sabedoria no versículo **, somos filhos de Deus acolhidos embaixo de suas asas, mais isso não nos dá o direito de sair afrontando, as palavras que usamos tem peso pro bem e pro mal também pense no que você anda falando sobre sua vida, seus familiares, seu emprego, etc..., somos profetas de Deus e da nossa boca não deve sair palavras que atacam a moral da palavra de Deus.
***Por último como anda a sua adoração a Deus? No deserto a maior tentação que passamos são as duvidas em relação se o Senhor vai nos livrar, este é o pior erro, quando duvidamos mostramos que o Senhor não é o primeiro lugar em nossas vidas.

Bom espero ter ajudado este assunto é particular de cada um, pois por mais que vejamos a dificuldade do próximo só sentindo na pele para saber ao certo o que está passando, tenha fé, acredite se vacilar peça perdão, vigie sempre e clame ao Senhor, pois Ele não falhará lembre de Abraão, Jacó, José, Moisés e todos mais que já participaram das alegrias do senhor.

A Paz de Cristo. Amém